sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Como cuidar e cultivar seu bonsai

 
     A arte do cultivo de bonsais é praticada na China e no Japão há muitos séculos e ocupa uma posição especial na cultura daqueles países, não apenas como escultura viva, mas também como objeto de meditação e aprimoramento interior.
     A tradução da palavra bonsai significa árvore na bandeja, portanto, trata-se de uma planta adulta (de ávores), que por meio de sucessivas podas nas raízes e na copa, permanece pequena, a ponto de viver num vaso. A manutenção do bonsai não difere muito do trato dado as plantas que vivem em vasos comuns.
 

Equilíbrio entre planta e vaso

 
     A escolha do local
     O local para a colocação dos vasos depende das necessidades de sol e umidade de cada espécie de planta. O lugar ideal seria uma varanda ou uma janela onde seu bonsai pegue sol pela manhã. Muitas podem ficar expostas ao sol diretamente, desde que não fiquem sem água.
     Salas, escritórios, ambientes com ar condicionado ou com baixa luminosidade costumam ser fatais para os bonsais. Dentro de casa, mesmo com luminosidade correta, não coloque sobre eletrodomésticos.
     O crescimento das plantas é orientado pela luz solar (fototropismo), assim a tendência que os brotos e folhas têm de buscar a luz do sol poderá provocar desequilíbrio na forma da copa do bonsai. Para evitar isso, deve-se girar o vaso uns 30 a 45° a cada dois meses, sem mudá-los de lugar, pois as plantas não gostam de ficar de um lado para outro.
 
     Rega e umidade
     A rega é fundamental para a saúde do bonsai. Os intervalos entre elas determinam a umidade no torrão do bonsai. É a observação e atenção, que vão determinar o intervalo entre as regras, pois o excesso e a falta podem causar sua morte.
     De maneira geral, o horário ideal para regar suas plantas é pela manhã bem cedinho ou no final do dia, com água em quantidades suficiente para vazar pelo orifício de drenagem do vaso, se colocar prato ou bandeja, nunca deixe água acumular no fundo do vaso, isto apodreceria as raízes e fatalmente seu bonsai morreria afogado.
     Em locais onde a água tem cloro convém deixar um recipiente aberto com água descansar por um dia ou dois antes de regar suas plantas (para o cloro evaporar) ou coletar a água da chuva. Caso haja um" ressecamento acidental", regar apenas pode não adiantar pois a terra fica impermeável, mantendo um torrão seco no miolo das raízes.
     Deve-se então mergulhar o vaso até cobrir toda a terra por no máximo 10 minutos.
 

Imersão dever ser realizado após o ressecamento do torrão

 
     Viagens com mais de dois dias podem ser fatais para os bonsais. Retire-os do sol e deixe alguém de sua confiança responsável pelas regas. Sempre que possível agrupe plantas para melhorar as condições de umidade.
 
     Poda
     Mantenha a forma inicial de seu bonsai, removendo os ramos e brotos que crescerão muito, de maneira geral, sempre que o ramo atingir uns dois ou três pares de folhas, depende da espécie e do tamanho do bonsai.
     A poda da copa é muito importante para a saúde do bonsai, é necessário criar espaços negativos por entre os ramos e galhos para que o sol penetre dentro da árvore.
 

A poda dever ser após o pecíolo foliar e com ferramentas adequadas

 
     Após cada poda deve-se pincelar alguma solução fungicida sobre o corte como, por exemplo, sulfato de cobre qiue pode ser encontrado em qualquer agropecuária. Alguns utilizam pasta de dente com flúor para inibir a ação dos fungos.
 
     Adubação
     O bonsai é uma árvore que por viver num vaso onde há pouco espaço para suas raízes, necessita de adubos e fertilizantes. No período da primavera até o final do verão, as plantas estão absorvendo nutrientes, portanto, nesta época, num intervalo de 15 ou 20 dias devemos colocar algum tipo de adubo sólido de lenta decomposição, com pouco nitrogênio.
     Esteja atento para pragas e doenças, fazendo uma manutenção preventiva de observação seguidamente, assim você evitará problemas. Aparecendo alguma anormalidade utilize inseticidas a base de ácido crisantêmico, nicotina ou algum outro similar. Separe seu bonsai de outras plantas para a possível praga não afetar os demais.
 
Postado por Wilson Junior Weschenfelder


Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top 10 - Celebridades - Música - Esportes

6 comentários:

MARCELLA FERNANDES DE OLIVEIRA disse...

qual adubo posso colocar?
posso colocar terra nele tb?num bonsai de jabuticaba.

Bia disse...

Olá.
Ganhei um bonsai de jabuticaba.
Aí, eu queria tanto preservá-lo bonito, que acabei colocando adubo d+.
Li que a minha planta havia sido intoxicada, pois as folhas começavam a se tornar amarronzadas e secavam completamente.
Então replantei, em terra nova.
Mas já faz certa de dois meses e as folhas continuam amarelando e secando (agora menos, mas continua).
Existem poucas folhas e isso que está acontecendo é com as novas que brotam, pois as velhas já nao existem mais.
O que devo fazer?

Rocio disse...

Eu acredito que devemos levar muito a sério essas dicas porque são coisas maravilhosas para fazer, espero que em algum momento têm o tempo, mas por agora eu estou comprando minhas lentes bausch e lomb

alessandra cristina disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
POTENZA disse...

Olá. É com vc que estava conversando a pouco sobre uma situação no ML???

POTENZA disse...

Olá. É com vc que estava conversando a pouco sobre uma situação no ML???