terça-feira, 21 de julho de 2009

Dúvidas - Manutenção e Poda


[e-mail 1]

Olá Wilson

Olhá só, vamos ver se você consegue me ajudar:

Ganhei um bonsai de uma amiga, na real acho que não é verdadeiro, mas enfim, gostei da árvore e estava indo tudo bem entre nós, porém fui viajar e esqueci da minha árvore. Ela perdeu todas as folhas e está com aparência de morta, mas acho que ainda não está morta. O que posso fazer para recuperá-la??? Você poderia me dar algumas dicas de como cuidar dela?

Se puder me ajudar ficarei bastante grata.

Leitora

_______________

[e-mail 2]

Oi, tudo bem Leitora!!!

Em primeiro lugar teria que saber a espécie que é, pois dependendo da espécie é normal perder as folhas no inverno, tens alguma foto??

Se ela perdeu as folhas, mas não é uma espécie que perde, ela pode ter sofrido algum estresse como falta ou excesso de água.

Esta planta está na rua ou dentro de casa?? Pega sol direto ou não?? Qual o tamanho do vaso em relação a planta?? Qual o tipo de solo, argiloso ou arenoso?? Ela tem podas drásticas??? Caso tenha podas, foi passado algum produto antifúngico no local??

São muitas coisas que podem afetar a vida de uma planta num vaso... por isso fica um pouco difícil eu diagnosticar sem vê-la. Manda mais algumas informações se possível e, melhor, uma ou outra foto.

Abraços, Wilson.

_______________

[e-mail 3]

Olá Wilson

Em primeiro lugar teria que saber a espécie que é, pois dependendo da espécie é normal perder as folhas no inverno, tens alguma foto??

Estou te mandando as fotos como você pediu, mas a espécie eu não sei .


Esta planta está na rua ou dentro de casa??

A planta esteve por um período fora de casa, na sacada, mas durante o inverno coloquei para dentro, porém pegava claridade através do vidro.

Pega sol direto ou não??

Pega sol através do vidro na parte da manhã.

Qual o tamanho do vaso em relação a planta??

Você vai ver na foto, mas o vaso é pequeno.

Qual o tipo de solo, argiloso ou arenoso??

Argiloso, terra vermelha.

Ela tem podas drásticas???

Eu nunca podei, não sei podar.

Caso tenha podas, foi passado algum produto antifúngico no local??

Nunca passei nada.

Leitora


_______________

[e-mail 4]

Olá Leitora

O que deu para perceber é que possivelmente a planta passou por estresse hídrico (por falta de água), porque as folhas enrolaram e os galhos e o tronco estão com a casca enrugada. Para ver se está tudo bem, dê uma raspadinha na ponta de algum galho para ver se abaixo da casca está verde (galho vivo) e não seco (galho morto).

Relativo ao vaso seria bom colocar numa bandeja (veja anexo). Eu uso de bandeja o prato dos vasos grandes e é bom trocar estas pedras brancas por outras porque estas podem alterar o pH do solo e causar problemas na planta.

Caso trocar de vaso tire um pouco desta terra vermelha e coloque terra preta misturado com areia grossa. O tempo ideal para isso é agora, no inverno.

As plantas, inclusive os bonsais que são árvores, não devem ser trocados de lugar drasticamente, caso deve fazer deve cuidar a posição norte do vaso e manter sempre assim. Também deve-se girar o vaso devagar (30°) a cada duas a três semanas para pegar sol em todos os lados, mas não girar 180° porque poderá dar problema porque as folhas não conseguirão captar a luz conforme estava acostumado.

A espécie que tu tem é uma jabuticabeira, muito boa para fazer bonsai. Para as podas é bom fazê-la cortando após o último botão floral da última bifurcação, forçando a ter muitas folhas e manter a estatura baixa.

Acho que se não ajudei dei boas dicas, mais que isso fica difícil porque só olhando é complicado...

Até mais, abraços.

Wilson

_______________

[e-mail 5]

Olá Wilson

Já ajudou bastante, eu só não entendi a parte da poda!

Valeu, Leitora


_______________

[e-mail 6] - fim

Olá Leirora!!

Então vamos para a próxima aula: "A poda de Bonsai".

Sobre as podas sempre se deve usar uma boa tesoura (ponta curta e cabo longo - tipo cirúrgica - bem afiada e esterilizada) e um bom alicate de poda pra os galhos mais grossos. SEMPRE após cada poda deve-se passar algum produto antifúngico (eu uso sulfato de cobre) mas pode até ser pasta de dente.

A maneira e tu podar o teu bonsai esta numa foto em anexo (Como Podar).


Em anexo também está um manual bem resumido sobre a história e arte do Bonsai.

Outras dúvidas olhe no site http://www.bonsaiclub.com.br/

Grande abraço,

Wilson




13 comentários:

Anônimo disse...

ganhei um bonsai e nem sei se é verdadeiro mas ate ja me apeguei a ele gostaria de saber como faco para cuidar dela pois eu n entendo nada e acho que ela pode estar morrendo pois ela esta ficando seca so que de dentro para fora seca das folhas cairem se agente colocar a mao e por fora ela ate esta verdinha mas como n entendo nao sei se é normal , molho ela todo dia a noite quando acho que aterra esta umida entao n molho ela fica no quintal em um lugar que pega sol ate 11:30 depois fica sobra mas tbm o calor do tempo , sera que ela esta no lugar errado o que eu faco? n sei o tipo de bonsai que é mas vou tirar uma foto e mandar para vcs me dizerem qual tipo pois cada tipo cuida de um jeito grato

Thyago disse...

Olá,

Sou iniciante na arte do bonsai, tenho um bonsai de pintanga de 5 anos, que ganhei de um amigo, a 15 dias ele esta com muitas flores e com alguns frutos, quais os cuidados que devo ter durante e depois dos frutos e que epoca eu posso fazer uns cortes, ja que ele esta sem estilo?

Obs: Gostaria de me corresponder com pessoas que também são amantes do bonsai.

Carol disse...

Oi Wilson, tudo bem? As pedrinhas brancas colocadas na base dos bonsais podem ser prejudiciais à planta?

Unknown disse...

Olá..acabei de ganhar um bonsai de figo e estou apavorada...cuido muito bem das minhas plantas,,sou amante...mas bonsai dá um medo tão grande..ele tá com dois frutos..como trata???? me ajude

Unknown disse...

oi Wilson, tenho um bonsai jabuticabeira e as folhas estão crescendo grandes o que faço para mante-las pequenas?

mariana disse...

Oii! gostei muitoo do seu blog, acabei de ganhar um bonsai de jabuticaba e não tinha a menor noção de como cuidar! Estou acostumada a cuidar de uma orquidea e fico com medo de tambem colocar muita agua no bonsai.. Tem mais ou menos uma quantidade??
Obrigada! Abraços
Mariana

Jeferson Roz disse...

Olá meu amigo, acompanho sempre seu blog nas minhas dúvidas iniciais com a arte do bonsai! Bom, eu comprei romãzeira e percebi que ela cresceu nos ultimos dois meses e outra observação são pequenas raizes que estão saindo da terra e fora do vaso atual? Tenho pesquisa e percebi que a troca de vaso seria melhor no final da primavera junto a podagem. Vc me orienta a esperar o periodo adequado ou posso já fazer a troca do vaso e colocar novos abudos. Questão essa de abudo que muito me deixa confuso, qual seria melhor a ela?? Agradeço caso possa me ajudar e ate breve!

Jeferson

nani disse...

olá, eu comprei um bonsai junípero pois acho que não é verdadeiro, mas eu fiquei sabendo que mesmo com follhas bem verdinhas podem está morta como eu vou saber se a minha bonsai não está morta???

hpmorais disse...

Olá amigo. Tenho um Bonsai de jabuticabeira. Fiz a troca da terra a alguns dias ” coisa de 10 dias atras ” mas esse bonsai veio a secar e cair as folhas. Gostaria de saber se isso é normal, qual é causa disso ou se ate mesmo a solução do problema? Muito obrigado pela atenção. ( As dimensões do vaso são de 20 x 15 e '' 5 cm de altura ''.

mbmorais1 disse...

ola amigo tenho um bonsai de jabuticaba e não sei como fazer a poda ele esta com galhos muito grandes que estão saindo da caracteristica de bonsai ou daquela caracteristica triangular, como posso resolver meu problema, parabens pelo blog.

edson disse...

ola eu tenho um bansai de jabuticaba e esta caindo algumas folha mas ele esta verde!!é tempo de cair as folhas???

Paloma disse...

Oii! Eu fui trocar a terra do meu bonsai e ele perdeu todas as folhas.Parece estar morrendo. Mas ainda tem algumas folhas bem saudáveis que sobraram. O que faço? Será que ele está morrendo?

Luciana disse...

Boa tarde ... Tenho um bonsai que está seco e sem nenhuma folha há uns 3 meses. Gostaria muito de recupera lo pois tenho um apego emocional muito grande nele . Porém não sei como cuidar . Vc pode me dizer se é possível que ele ainda de flores ?