terça-feira, 21 de julho de 2009

Dúvidas - Flores e frutos

[e-mail 1]

Tenho 1 bonsai de pitanga há uns 10 meses, mas nunca deu frutas e 1 de romã que já deu frutos e flores, mas agora está seco, não sei o que faço para ele não morrer, pois ganhei de uma pessoa muita amiga, se puder me ajude com algumas informações.

Obrigada

_______________

[e-mail 2]

Olá

Um bonsai para dar frutas necessita que diversos fatores sejam cumpridos, principalmente luz solar e adubação correta. Se um bonsai estiver dentro de casa será quase impossível ele florescer e frutificar, ainda mais porque ele não terá contato com seus polinizadores.

O "bonsais de romã", que normalmente não são bonsais, mas, sim, mudas pequenas, são vendidos em diversas feiras e floriculturas, vêem de estufas climatizadas e com "super" adubos específicos para florescer e frutificar. Não conheço ninguém que conseguiu mantê-los assim. Agora se ele (ou eles) está seco, possivelmente, porque morreu em consequência de falta ou excesso de água (que é comum) ou algum outro estresse.

Parece simples ter um bonsai mas não é. Bom seria visitar alguém que conheça esta prática para lhe ensinar como fazer para cuidar corretamente. Ler alguns livros também ajuda muito. Normalmente "quem vende" não sabe e, pior, muitos ainda dizem que pode ser mantido dentro de casa. Como são plantas (árvores), necessitam de luz solar direta pelo menos umas 4 horas diárias. Senão... morrem.


_______________

[e-mail 3] - fim


Obrigada pelas informações e vou comprar alguns livros sobre bonsai, pois não conheço ninguém que tenha práticas em bonsais, senão em floriculturas, mas como você mesmo disse me falaram que poderia ser mantido dentro de casa.

Um abraço




6 comentários:

Unknown disse...

oi, me chamo lucimara.. tava pesquisando aqui,mas nao tava encontrando nada.. poderia me ajudar? comp faço para uma flor nao morrer depressa... como posso cuidá-la para nao murchar rapidamente... poderia me tirar essa duvida se nao for incomodar?

luci.maralps@gmail.com

Unknown disse...

Olá, comprei uma jaboticabeira e tenho algumas dúvidas em relação a deixar ela na varanda ou somente próximo a janela já é suficiente.
Gostaria de obter mais informações sobre qual o tipo de adubo usar e quanto.

Parabens pelo Blog adorei.

elizabethgomes@hotmail.com

tarssis disse...

olá,comprei um pré-bonsai ele é uma jabuticabeira gostaria de saber qual o substrato ideal para ele pois notei que o que veio no vaso é muito argiloso aguado sua ajuda... meu Email é tarssisrock@hotmail.com vlw seu blog ta de parabéns é show abraços

Unknown disse...

Boa tarde comprei um bonsai de pinheiro negro e ele está morrendo quase todo marrom.Ele não pegava muito sol,uma pessoa me recomendou a colocar ele no sol.O que eu faço não quero perder uma planta que demorei tanto tempo para conseguir.

Unknown disse...

Boa tarde, comprei um bonsai é goiaba araça, ele ta sem as folhas alias somente algumas, eu não sei esta morrendo ou esta em processo normal.O que devo fazer? È comum esse tipo de fruta perder suas folhas e ficar com o aspecto de morta?

Unknown disse...

Tenho um bonsai carmina (folhas duras, verde escuras e brilhantes - de porte pequeno) as folhas estão secas, estao claras e nao estão brilhantes, porem ele ainda está vivo ; do agua todos os dias e deixo numa zona com luminosidade (nunca foi feita a poda). O que faço para as folhas voltarem a ser 'saudaveis'.