terça-feira, 21 de julho de 2009

Dúvidas - Abortamento de folhas em Jabuticabeira


[e-mail 1]


Bom dia Wilson,

Sou estudante de Biologia e Téc. Seg. Trabalho e moro em Minas Gerais. Estive dando uma olhada no seu blog. To com uma dúvida. Tenho um bonsai de jaboticabeira, mas está caindo as folhas. Os cuidados que eu tenho são: Molho com burrifador, humidesço a terra a cada dois dias, e ele fica exposto a meio sol durante o dia. É normal que as folhas caiam? ou é devido ao inverno?.
 
 Leitor

______________

[e-mail 2] - fim

Olá

Ele pode estar morrendo por vários motivos:

1) Borrifador somente se usa para bonsai que estão, momentâneamente, dentro de casa. Na rua o bonsai tem que ser molhado mesmo e com água sem cloro. O Uso do borrifador constante pode pode ajudar com que os fungos ataques as folhas e ramos novos;

2) Sobre quanto em quanto tempo deve se molhar a planta tem que ser decidido conforme está a úmidade do solo (coloque o dedo na terra e sinta se está úmida ou não) e não por dias contados, o excesso de água pode facilitar o ataque de fungos à planta;

3) Na sua região não deve cair as folhas durante o inverno porque não ocorre com os meus (somente mudam de cor por causa do frio), então, com certeza, estão em estresse.

Para cuidar de um bonsai deve se pensar como se fosse uma árvore (receber sol) e que, como está em um espaço limitado, necessita que você lhe de água e adubo na medida certa.

Era isso.


Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top 10 - Celebridades - Música - Esportes

2 comentários:

Unknown disse...

Olha tenho um bansai de jaboticabeira gostaria de saber qual eo periodo pelo qual ela perde as folhagem no meu caso as folhas do meu bansai esta caindo muito em abundancia estou com medo eu a tenho a um mês e nem sei o que esta acontecendo.

Unknown disse...

Eu tenho um Bonsai jabuticabeira de 4 anos. No ano passado eu aparei sua raiz e replantei usando terra vegetal e comprei um fertilizante próprio para Bonsai, mas agora começou a cair as folhas. O que devo fazer?