quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Bonsai de Caliandra (Calliandra sp.)

     A Caliandra, também conhecida como Esponjinha e Quebra-foice possui diversas espécies como a Calliandra haematocephala, Calliandra tweedii, Calliandra brevipes.
     São arbustos pequenos de folhas perenes e delicadas, verde exuberante, que se fecham à noite ou quando a planta sofre qualquer tipo de stress. Possui flores que vão do rosa ao vermelho, em forma de pompom. Os brotos das flores que se desenvolvem no final da primavera e ao longo do verão parecem pequenas framboesas e surgem da axila das folhas. Das flores surgem frutos característicos das leguminosas que partem quando maduros, espalhando as sementes.
     A coloração do tronco, quando novo, é de um cinza claro, tornando-se quase negro, com o passar do tempo. É possível mantê-la dentro de casa ao longo de todo ano, desde que em local com muita luminosidade e boa ventilação. Mantenha o solo freqüentemente úmido. Regue menos durante os meses de inverno, principalmente se a planta estiver em locais de baixa temperatura. Uma maneira muito rápida de se conseguir um bom material de Calliandra é através do método de alporquia, no final do verão.
 
Alguns exemplos de bonsais de Caliandras encontrados na internet:
 

 

 

 

 


Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top 10 - Celebridades - Música - Esportes