quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Bonsais de Jabuticabeira (Plinia trunciflora)

A jabuticaba, jaboticaba ou jabuticabeira - Myrcia cauliflora Berg.; ou Myrciaria cauliflora (Mart.) O. Berg. ou Plinia trunciflora; Myrtaceae - é uma árvore frutífera brasileira nativa da Mata Atlântica, principalmente da mata pluvial e das submatas de altitude. Teve sua origem na Mata Atlântica, e encontrada com mais frequência no estado de Minas Gerais, no Brasil.
Ocorre desde
Mato Grosso do Sul e Minas Gerais até o Rio Grande do Sul. É também conhecida pela designação de fruita.
Seus frutos pequenos, de casca negra e polpa branca aderida à única semente, crescem no tronco e ramos, dando uma característica peculiar à árvore. Além de consumidos in natura, deles se faz licor, geléia e aguardente. É por isso muito cultivada em pomares domésticos. Floresce duas vezes por ano.
Ornamental, a planta se presta ao paisagismo, além de atrair a
avifauna.
A árvore, de até 15 m de altura, tem tronco claro, liso, e folhas simples.
A jabuticaba é utilizada para vários fins, tanto culinários, como medicinais. Entre estes é mencionada a decocção da casca, como remédio para a asma. Por sua semelhança à uva, muitos produtos, como o vinho, suco, geléia, licor e vinagre podem ser feitos com a jabuticaba.
A principal espécie de jabuticabeira é Myrciaria jaboticaba (Vell.) Berg, conhecida como Sabará. Mas outras espécies, como a Myrciaria cauliflora (DC.) Berg. ou jabuticaba Paulista, Assú ou Ponhema, conhecida no Estado de São Paulo.

Fonte:
Wikipédia

Alguns exemplos de bonsais de Jabuticaba encontrados na internet:















4 comentários:

Maria disse...

Oi Wilson,

Adorei seu blog, suas fotos.
Tomei a liberdade de me tornar sua seguidora.
Não sei bem como funciona, nunca fiz isso antes.
Também sou bióloga e me interessei por bonsais há algum tempo.
Tenho um de jaboticabeira e agora quero mais, mas eu mesma quero fazer.
Seus blogs são muito bons.
Feliz 2009, Maria.

Clara Angélica disse...

Junior, acabei de comprar um Bonsai de Romã. Eu que semprei fui apaixonada pela cor das flores, que traz lembranças do sítio de meu pai, me encantei com uma bonsai.
Comprei em um impulso, sabe como é lembranças afetivas são fogo, e agora estou sem saber como cuidar e com medo de provocar, por ignorância, sua morte, pois tem dois dias que comprei e está perdendo folhas. Me oriente sobre suas necessidades e principalmente adubação desejo que nosso convívio seja longo e preciso aprender a mantê-la.

Deborah Friedrich disse...

Oi Wilson, tudo bom? Encontrei seu blog através de uma pesquisa no Google sobre bonsais. Eu acabo de comprar um - FOFINHO! Ele é de jabuticaba - estou apaixonada! Sou crocheteira e achei que um bonsai seria uma boa "companhia"! Rs! Dá prá entender?! Não, né?! Rs! O pior é que como a maioria, eu também pensava que bonsai poderia ser deixado dentro de casa. Mas adorei saber que ele gosta e precisa de sol e água pura. Bom, o meu bonsai veio com um gramadinho sob a terra da bandeija (de onde tirei um minúsculo caracol!). Sou completamente leiga no assunto - seu blog é minha primeira informação sobre cuidados. Mas adoro a idéia de cuidar dessa linda árvore-miniatura. Vamos ver se consigo me sair bem! Posso mandar uma foto dele prá você?! Obrigada por compartilhar seu conhecimento. A propósito, seus bonsais de jabuticaba e caliandra são muito lindos! Um abraço e até breve. =)

Unknown disse...

OI BOM DIA MI CHAMO IVAN TENHO UM PE DE JABUTICABA QUE DAVA MUITA FRUTAS AGORA TEM 3 A 4 ANO QUE NAO DA MAS POQUE E QUAL MOTIVO